Conheça a história do surgimento de nossos clubes parceiros

Antigo campo de aviação, no bairro do Saco da Capela, Ilhabela. @ilhabela_50s

Um clube náutico criado por aviadores e outro por praticantes da pesca submarina são os pontos de apoio de nossa regata em Ilhabela e Ubatuba.

Os mais “experientes” vão se lembrar que a cidade de Ilhabela possuía um campo de pouso para pequenas aeronaves, no local obviamente hoje conhecido como “campo de aviação”.

Nos animados anos 60, um grupo de amigos e pilotos malucos do Campo de Marte, em São Paulo, tiveram uma ideia igualmente louca: comprar um hotelzinho próximo à pista de pouso em Ilhabela e fundar um Iate Clube. Afinal, por que não? 

Eles queriam combinar suas duas grandes paixões: aviões e barcos. E assim surgiu o Pindá Iate Clube!

Sede do Pindá Iate Clube, fundado por pilotos que frequentavam o campo de aviação.

Com o tempo, suas famílias se misturaram, criando laços de amizade que atravessaram todas as gerações. Era um verdadeiro clube da amizade. E, dizem, a cozinha era de cair o queixo! 

Conversas ao redor da mesa regadas a comida deliciosa, formavam amizades sólidas. Os quartos eram modestos, mas confortáveis, garantindo noites de sono tranquilas para recarregar as energias e estar pronto para aproveitar todas as maravilhas que Ilhabela tinha a oferecer.

O Pindá Iate Clube sempre foi sinônimo de liberdade. O ar salgado e a brisa marítima faziam todos se sentirem livres como gaivotas voando pelos céus.

Um clube “pé na areia”. Assim é o Pindá.

Ao longo dos anos, o clube foi atraindo pescadores, velejadores e outros contadores de histórias (leia-se: mentirosos) e até mesmo os preguiçosos que nem velejavam, nem pescavam, nem mentiam. Apenas curtiam a boa vida em seus barcos, fazendo passeios tranquilos pelas praias ao redor da ilha. 

Mas o melhor ainda estava por vir, no final do dia, quando todos se reuniam na praia em frente à náutica, que conquistou o 1º lugar pelo o World Institute of Research on Smiles Laughter on the Beach.

E acredite, essa é a receita perfeita para curtir todas as maravilhas que Ilhabela tem a oferecer.

O clube não cresceu muito, mas sabe de uma coisa? Essa é a sua magia! Ele se manteve com seu charme familiar irresistível, um lugar onde todos se sentem em casa, mesmo com todas as histórias malucas e aventuras que aconteceram por lá. 

É isso que torna o Pindá Iate Clube um lugar tão especial, onde a diversão e o aconchego se encontram em perfeita harmonia. 

E o melhor de tudo: ninguém precisa saber mentir ou ser um pescador habilidoso para curtir a festa!

Associação Técnica Submarina do Brasil, precursora do Ubatuba Iate Clube.


No outro lado de nossa travessia, há na década de 60 apenas os caiçaras mais antigos e um grupo de aficionados por um esporte muito popular na década de 60, a pesca submarina, encaravam horas de estrada para chegar a um ponto deserto do litoral de Ubatuba, o Saco da Ribeira. 

Na tarde de 20 de maio de 1961 este grupo de amigos se reuniu no centro de São Paulo para fundar a Associação Técnica Submarina do Brasil.

Quase três anos depois, o nome da entidade foi alterado para Ubatuba Iate Clube, uma forma de ampliar as atividades da Associação.

Curioso é que em seus primeiros anos eles se hospedavam em Caraguatatuba, em um local chamado Hotel de Binoca. Já que nenhuma estrutura havia no Saco da Ribeira.

No início dos anos 90, o UIC constrói o seu primeiro pier.

Aliás, a primeira edificação do clube foi um simples alojamento para pernoite, construído na praia da Ribeira. Foi por volta do final da década de 60 que o grupo conseguiu comprar um terreno para erguer um pequeno galpão para a guarda dos barcos.

Mas foi na segunda metade dos anos 90 que o  clube experimentou um grande crescimento, construindo seu píer, ampliando o número e o porte dos galpões e construindo uma sede social.

Já em 2019 o Ubatuba Iate Clube inaugura uma nova sede social e se consolida como o maior incentivador da vela de oceano no município.

Instalações modernas, pier ampliado e incentivo à vela caracterizam o UIC atualmente.

O clube vai ser a sede do nosso coquetel de boas vindas, na noite de 8 de junho e está nos apoiando com sua estrutura náutica.

Em Ilhabela, após o receptivo na Vila que tem o apoio da Prefeitura, o Pindá vai garantir apoio no traslado para os velejadores, além de 10 poitas para os primeiros inscritos.